Conheça as principais metodologias de ensino adotadas no Brasil
As metodologias de ensino têm uma ligação direta com a proposta pedagógica de cada escola. Ou seja, indicam como a transmissão do conhecimento é realizada, para que os estudantes tenham uma performance cada vez melhor no aprendizado.
À medida que uma instituição de ensino adota um método capaz de motivar o jovem, menores são os riscos de evasão escolar, situação que se tornou ainda mais perigosa em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e do uso das aulas remotas para a continuidade do calendário escolar.
Neste artigo, vamos destacar as metodologias mais empregadas pelas escolas brasileiras para facilitar a aquisição de conhecimento pelos estudantes. Confira!
Tradicional
Sem dúvidas, é uma das metodologias de ensino mais aplicadas pelos colégios no Brasil e no restante do mundo. Nela, a figura do professor tem um papel fundamental, porque ele centraliza o fornecimento de informações que devem ser assimiladas pelos estudantes.
Além disso, há um direcionamento para que os jovens tenham um bom desempenho nas avaliações. Caso não atinjam a meta mínima estipulada, deverão deverão revisitar os objetos de conhecimentos trabalhados para preencher as lacunas de aprendizagem.
Na metodologia tradicional, as aulas têm um caráter expositivo e, em muitos casos, que pode ser um método efetivo para preparação dos estudantes aos vestibulares mais concorridos.
Construtivista
Tem como principal característica fazer com que o estudante tenha um maior envolvimento com a aprendizagem. Isso ocorre porque os jovens são estimulados a questionar as informações recebidas e a analisar como elas podem ser úteis no dia a dia.
Trata-se de uma das metodologias de ensino em que o tempo de aprendizado respeita as características pessoais do indivíduo. Esse fator colabora para a criança ou adolescente adquirir um maior protagonismo em sala de aula.
Outra característica marcante é que os estudantes podem ser envolvidos na formulação do currículo, que leva em consideração as potencialidades e os perfis de cada um.
Montessoriano
Tem como premissa proporcionar o máximo de autonomia durante a aprendizagem. É uma das metodologias de ensino em que os professores e os pais agem como facilitadores da aquisição do conhecimento.
Dessa forma, atuam fornecendo os meios para que os estudantes optem pelos temas que serão pesquisados e analisados. Outro aspecto marcante é que as classes são mistas, com os estudantes de diferentes faixas etárias juntos em sala de aula.
Essa metodologia tem como principal meta estimular a criatividade, aspecto primordial para que os adolescentes e as crianças obtenham mais independência e senso crítico.
Waldorfiano
O foco é incentivar a imaginação e a criatividade, priorizando o pensamento autônomo. Na metodologia de Waldorf, é imprescindível entender que o desenvolvimento e a capacidade de compreensão estão relacionados com a individualidade do estudante.
Para ser colocada em prática, essa metodologia aposta em iniciativas que estimulem a ação, o pensamento e os sentimentos. Dessa forma, promove o equilíbrio entre a teoria e a prática e entre o esforço e o repouso.
Sociointeracionista
Faz parte das metodologias de ensino que consideram primordiais a interação entre o indivíduo e a sociedade para o aprendizado ser o melhor possível. Nesse método, a intenção é fazer com que o educando se sinta capaz de modificar a si mesmo como também o ambiente onde está inserido.
Na escola, o professor tem a finalidade de ser um mediador para propiciar um progresso mais efetivo. Isso porque nem sempre os estudantes podem superar as dificuldades por conta própria. Ou seja, necessitam de orientação para vencer obstáculos que dificultam a aquisição de conhecimento.
Freinet
Apresenta como diferencial o fato de que a educação precisa contribuir para o estudante executar um trabalho real. Em outras palavras, a experimentação assume um papel importante nessa metodologia, porque viabiliza um grande avanço no aprendizado.
Em virtude de valorizar o contato com a realidade, esse método estimula atividades práticas, como aulas-passeios, trocas de informações entre os estudantes, trabalhos em grupo, jornais escolares, entre outras.
Também há o direcionamento para uma maior aproximação com a comunidade, por meio de projetos de cunho social ou ambiental. Por isso, é uma das metodologias de ensino que mais trabalham com a inserção social dos jovens.
Metodologia ativa de ensino
Nessa metodologia, o estudante deixa de ter um papel passivo no aprendizado, assumindo a posição de protagonista. Em vez de ficar apenas escutando e anotando, exerce a prática de intervir e colaborar com a aprendizagem de todos.
Essa postura é fundamental para o conhecimento ser compartilhado com os colegas e com o professor. O método ativo defende a necessidade de um aprendizado centrado em atividades práticas, pois é uma forma de não apenas estimular o cérebro, mas também de promover um maior envolvimento dos jovens com os temas apresentados em cada disciplina.