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Gamificação na educação: saiba o que é e como implementá-la.

Devido às mudanças constantes nos sistemas de informação e comunicação, tornar a sala de aula e a escola mais atrativas para os estudantes tem sido um desafio para os educadores e gestores escolares. Isso porque os avanços tecnológicos alteram em larga medida as dinâmicas sociais, como a área da educação.

Para melhorar o engajamento dos estudantes em sala de aula e, consequentemente, o rendimento escolar deles, há uma série de tendências que apostam no uso da tecnologia no contexto educacional como uma solução, e não um problema.

Um desses recursos, já bastante popular entre educadores, é a gamificação. Por meio dessa ferramenta, é possível manter a motivação dos estudantes e oferecer dinâmicas de ensino e aprendizagem condizentes com as demandas do nosso tempo.

Você sabe o que é gamificação? Neste artigo vamos esclarecer essa tendência que tem ganhado espaço nas salas de aulas brasileiras e apresentar algumas inspirações para que você também consiga aplicar esse recurso na sua escola!

Mas, afinal, o que é gamificação na educação?

Gamificação é uma palavra que tem origem na expressão em inglês gamification e significa, em linhas gerais, usar características, elementos comuns presentes em jogos, como narrativa, feedback, cooperação, pontuações etc., em outros contextos da vida real.

Partindo dessa premissa, a gamificação na educação compreende o uso desses elementos para aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades executadas em sala de aula. No entanto, é necessário compreender que essa ferramenta não necessariamente traz como proposta a “criação” ou proposição de jogos em sala de aula, mas trata-se de uma apropriação dos recursos presentes em jogos.

Nesse sentido, um dos especialistas nesta temática, Marcelo Fado, esclarece que:

“[…] gamificação pressupõe a utilização de elementos tradicionalmente encontrados nos games, como narrativa, sistema de feedback, sistema de recompensas, conflito, cooperação, competição, objetivos e regras claras, níveis, tentativa e erro, diversão, interação, interatividade, entre outros, em outras atividades que não são diretamente associadas aos games, com a finalidade de tentar obter o mesmo grau de envolvimento e motivação”.

Quais elementos de jogos podem ser utilizados na gamificação do ambiente escolar?
A estrutura dos games é construída com o objetivo de produzir motivação, engajamento e maior envolvimento do jogador naquela atividade. Para alcançar esse efeito, os jogos, sejam os mais analógicos, sejam os mais tecnológicos, geralmente apresentam elementos em comum, como:

  • Evolução de níveis
  • Rankings
  • Desafios
  • Missões
  • Sistema de recompensas, com medalhas, pontuação etc.
  • Personalização de perfil do jogador
  • Feedbacks
  • Regras
  • Narrativa

Como seria gamificar uma atividade escolar?

Agora que você já sabe quais elementos dos games podem ser aproveitados na gamificação da educação, vamos perceber como isso funcionaria na prática escolar.

Veja bem, no cotidiano de uma sala de aula, o processo de ensino e aprendizagem já é atravessado por algumas características presentes na gamificação, como o sistema de pontuação (notas) e o feedback, certo? Ao gamificar uma atividade, o professor utilizará esses elementos e outros, partindo de uma linguagem presente na cultura digital, vivenciada cotidianamente pelos estudantes. Dessa forma, é possível aproximar o ensino do universo deles e motivá-los a participar das atividades cotidianas.

6 formas de aplicar a gamificação na educação
Veja abaixo alguns insights que podem te orientar na hora de propor a gamificação na sua escola, em qualquer nível de ensino e faixa etária:

1. Crie narrativas criativas
Todo jogo tem uma narrativa, e elas também podem estar presentes na escola. A partir de conteúdos trabalhados em sala de aula, é possível criar histórias em que os estudantes sejam os personagens. A narrativa pode ser organizada por meio do jogo de trilha, por exemplo, ou em forma de quiz.

2. Defina regras
Em qualquer atividade proposta, defina claramente as regras e objetivos do “jogo”, de acordo com o contexto e idade dos estudantes. Essa é uma característica importante em qualquer game.

3. Ofereça recompensas
O sistema de recompensas incentiva a competição saudável e estimula a participação dos estudantes nas atividades propostas. Para inseri-lo nas atividades gamificadas, é possível propor pequenas pontuações a cada fase (nível) da atividade ou até propor um prêmio simbólico para quem obtiver as melhores notas ao final de cada período avaliativo.

4. Proponha um ranking
Durante o desenvolvimento da atividade, monte um ranking de colocação para os estudantes. Ele pode ser exposto na sala de aula e deve ser atualizado a cada fase da atividade.

5. Utilize flashcards e jogos
Outra forma de propor a gamificação na educação está na utilização de flashcards ou jogo da memória. Por meio desses recursos, o professor poderá propor imagens ou questões simples que remetem ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Nessa dinâmica, deve-se inserir os elementos presentes nos games, como pontuação, sistema de recompensas etc.

6. Aproveite os recursos da tecnologia
A gamificação na educação também é possível a partir do uso da tecnologia. Nesse sentido, é possível investir em jogos disponíveis em aplicativos educacionais, selecionados a partir dos objetivos e temas propostos em sala de aula.

Veja como o IEPR aplica a gamificação na educação com a parceria do Sistema de Ensino Poliedro.

App P+
No sistema de ensino Poliedro, a gamificação já é uma realidade! Nossos estudantes têm acesso a um software interativo, o P +, para acompanhar o próprio ciclo avaliativo. Nesse aplicativo, é possível estudar por capítulo e, ao final de cada um, os estudantes respondem a seis questões. A partir dos resultados, eles têm acesso às potencialidades e pontos a serem melhorados no processo de aprendizagem.

CatLearning
O P+ dispõe de outro recurso gamificado: o CatLearning. Essa plataforma oferece uma experiência de ensino adaptável e personalizada de acordo com o perfil e as potencialidades de cada educando. Por meio dela, os estudantes aprendem de maneira divertida e interativa, participam de missões e desafios, ganham recompensas e acompanham a progressão no jogo.

Além disso, a plataforma cria trilhas de estudo e oferece recursos de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada estudante, o que torna o ensino cada vez mais democrático e adequado às necessidades individuais.

O ciclo de ensino-aprendizagem do CatLearning funciona da seguinte forma:

  • O estudante realiza uma avaliação de conhecimento.
  • A partir dos erros e acertos, ele avança para o nível de exercícios correspondentes à sua proficiência. Nessa etapa, o algoritmo da plataforma sugere as questões condizentes com o perfil do estudante.
  • A cada tópico e mudança de nível, há novas sugestões de estudo que contemplam textos, vídeos etc.
  • O professor pode acompanhar todo o processo e, a partir de análises detalhadas acerca do desempenho dos estudantes, propor estudo de temas específicos e missões individuais e em grupo.

O P+ e o CatLearning são plataformas interativas e intuitivas que promovem o engajamento no processo de ensino-aprendizagem por meio da gamificação. A inserção desse aplicativo no contexto escolar tem apresentado resultados positivos a respeito da motivação e da autonomia dos estudantes e em relação ao estudo de conteúdos e à realização de atividades propostas em sala de aula.

Essas são ferramentas pensadas para tornar o contexto de educadores, gestores e estudantes ainda mais dinâmico e interessante. Entre em contato conosco e saiba como você pode fazer parte da família IEPR e experimentar na prática a gamificação nos processos educacionais!

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